Translate

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Revson Santos, atleta de Cristo e missionário

Revson Santos
Revson Santos, 25 anos, natural do Paraná no Brasil, Jogador de futebol profissional. 
Iniciou a sua vida no futebol com cerca de 8 anos quando saiu da sua cidade natal para Porto Alegre em Rio Grande do Sul. Ser futebolista profissional foi desde sempre um sonho para este jovem. Começou por jogar no Grémio Foot-Ball Porto Alegrense em 1997 onde jogou até 2010 de onde saiu para entrar no futebol profissional. Passou por clubes brasileiros, como o Caxias e Avaí S. Caetano. Em 2012, veio para a Europa onde jogou, inicialmente, no Clube Desportivo Nacional da Madeira até que em 2013 foi emprestado ao CSKA Sofia na Bulgária onde se encontra neste momento. O sonho de se tornar jogador de futebol profissional e de jogar na Europa veio em conjunto com o sonho de espalhar a palavra de Deus pelas nações. O Revson conta a história do seu nascimento que foi, curiosamente e literalmente, num campo de futebol: "A minha história é um pouco curiosa. O meu pai é ex-jogador de futebol, ele jogava num clube e na época a minha mãe estava grávida de mim, ela estava a assistir a um jogo dele. Teve de sair da arquibancada a correr em trabalho de parto. Por isso eu digo que nasci praticamente num campo de futebol. Então aí iniciou-se uma história. Eu nasci na vida do futebol, porque o meu pai sempre foi jogador de futebol."
Quando saiu da cidade natal o Revson conheceu Jesus, converteu-se e foi aí que Deus lhe mostrou o chamado que tinha para ele junto com a profissão que ele tanto sonhava. Como crente o Revson contou-nos que se sente uma pessoa diferente de quem o rodeia. O facto do futebol trazer oportunidades fáceis como mulheres e outras coisas, ele espera em Deus e procura resistir a isso tudo. Sente uma certa perseguição e acusações por parte de colegas e dirigentes pelo facto de não se envolver nesse género de coisas fáceis, chega até a ter rotulo de homossexual, etc. O Revson disse-nos que todas estas perseguições e acusações valem
Revson Santo (CSKA Sofia)
a pena porque Deus acaba por recompensar. 

O Revson contou-nos um testemunho de uma situação que teve na sua vida, onde se guardou virgem até ao seu casamento: "Eu tive o tempo de espera. Cresci na igreja e tive de conciliar a igreja com a profissão, mas esperei o tempo. Tive apenas uma namorada com quem, num total de 6 anos, namorei, noivei e por fim casei no momento certo. Depois de casado comecei a descobrir algumas situações. Eu tinha expectativas de que era para a vida toda e no coração tinha o sonho de construir uma família, ter filhos, crescer junto com a minha companheira. Quando me casei comecei a descobrir algumas mentiras e situações que me foram deixando triste. Eu e a minha ex-esposa sentamos-nos e falamos de coisas que se estariam a passar, de fotos, conversas com outras pessoas onde dizia já não gostar de mim e de ter preparado o casamento com medo de enfrentar a família. Isso tudo fez-me sofrer muito. Tive uma lua de mel bastante conturbada e o meu casamento durou apenas 3 semanas. No inicio foi muito duro, sofri muito mas Deus fortaleceu-me, tem me fortalecido a cada dia, curou o meu interior e hoje, ao contrário do que eu pensei, sinto novamente o desejo de construir uma família e creio que Deus tem preparado para mim alguém muito especial." O Revson disse-nos que um dos erros que cometeu foi o facto de algumas vezes ter colocado a esposa em primeiro lugar e que a mensagem que quer passar com este testemunho é que, apesar da família ser muito importante, devemos por sempre Deus em primeiro lugar e não devemos por as nossas expectativas nas pessoas porque as pessoas falham e desiludem mas Deus nunca falha e nunca desilude. Felizmente esta situação de desilusão nunca fez com que o Revson ficasse com dúvidas relativamente aos planos de Deus para a sua vida e até citou o titulo de uma música do cantor Fernandinho "Teus sonhos são maiores que os meus".
Deus deu ao Revson o ministério de missionário ao 11 anos de idade. Tudo se tornou claro nesta altura quando entendeu o chamado de Deus em conjunto com a profissão que escolheu. Como jogador, o Revson, consegue entrar em lugares e atingir pessoas que pastores e missionários não conseguem. Revson considera-se um missionário dentro do campo, dando sempre o seu melhor e tornando-se assim um bom testemunho. Em parte o lema dele é o que está escrito na Bíblia "Ide por todo o mundo e pregai a minha palavra a toda a criatura." e cumprir esta palavra tem sido o seu grande esforço. 
O Revson confidenciou à Alpha Magazine que não é fácil ser cristão no mundo do futebol. Há muitas barreiras e tentações como mulheres, dinheiro, outras coisas muito fáceis, perseguições, lutas, e até ameaças e humilhação mas também como cristãos temos benefícios como ter um contacto maior com Deus, uma maior comunhão com Ele, também os momentos em que colegas e dirigentes querem conhecer esse Deus e querem ouvir falar Dele. Para Revson isso é uma recompensa muito grande que faz tudo valer a pena. "Aconteceu algo curioso aqui no 1º jogo no CSKA em que eu tinha uma t-shirt que dizia «If you believe, you will see the glory of God» (Se acreditares, verás a glória de Deus) e quando saí do aquecimento o diretor viu e disse «muito bom mesmo, gostei muito»". Para o Revson é uma maneira de evangelizar e mostrar às pessoas o valor que têm para Deus. 
A Alpha Magazine perguntou ao Revson se, devido a toda a perseguição, acusações e todas as coisas que ele sofre como cristão, alguma vez pensou em desistir do ministério que Deus lhe deu. Em certa altura emocionado respondeu que por um segundo isso acontece mas que logo a seguir Deus arranja forma de o fortalecer até mesmo com telefonemas de pessoas a quem o Revson falou de Jesus há anos e que neste momento têm ministérios de pastores e ministros de Deus.  
Devido ao facto de Revson ter chegado à Bulgária há pouco mais de uma semana, ele ainda não encontrou uma igreja onde possa congregar mas tem, como forma de evangelizar, grupos caseiros de jogadores onde falam de Deus e partilham orações e a presença de Deus. 
Revson Santos Embaixador
de "Aspirantes de Cristo"
A Alpha Magazine apurou que o Revson é embaixador de uma obra social no Brasil chamada "Aspirantes de Cristo" do Pr. Charles Dan. Um projeto que nasceu a 11 de Março de 2008 em Porto Alegre e que tem como objetico ajudar crianças desfavorecidas e órfãos. Diariamente, esta obra recebe cerca de 110 rapazes e 45 raparigas alguns órfãos, outros abandonados, etc. Estes jovens e crianças têm atividades como escola de futebol e de dança além de aprenderem a importância de Deus nas suas vidas, a importância da igreja e de ouvir a palavra de Deus. Para o Revson o facto de salvar estas crianças e jovens da vida da criminalidade, prostituição, etc, é algo muito recompensador, saber que estão a ser ganhas almas para Cristo é melhor ainda e o testemunho destas crianças é algo que fortalece também este jovem que se orgulha muito de ser embaixador desta obra.
Como projetos a nível profissional o Revson falou-nos em continuar a jogar em grandes clubes na Europa, entrar em competições como a Champions League, Liga Europa, etc. Tem também como projeto futuro voltar a jogar no Brasil num grande clube e ser campeão no seu país natal.
A nível de projetos pessoais construir uma família, ajudar a família e amigos, ver toda a sua
Revson com jovens de
"Aspirantes de Cristo"
família entregue a Deus, ver a obra "Aspirantes de Cristo" ir mais longe e ter uma vida cada dia mais de acordo com Deus e ser um testemunho maior para que vidas sejam salvas. 

A nível ministerial o projeto é crescer e aproximar-se cada dia mais de Deus, continuar com o ministério de missionário, pregar Jesus em todo o tempo testemunhando com o seu dia-a-dia, etc.
Para quem tem como hábito ouvir o "Despertar da Fé" na rádio Madeira Gospel e Portugal Gospel, conhece a celebre frase "Deus é muito bom mas tem dias que é melhor ainda", frase da autoria deste jogador de futebol e missionário Revson Santos.
O Revson finalizando deixou uma palavra de encorajamento para os leitores da Alpha Magazine: "Espero que o meu testemunho toque o coração das pessoas e que as pessoas possam entender que têm valor, que Deus possa realizar na vida delas o dobro que tem feito na minha, que possam entender que Deus é o único caminho. O mundo em que vivemos é um mundo de mentiras, traições e vaidade mas em Deus conseguimos vencer isso tudo."
"Aspirantes de Cristo" obra social


Questionário: Hellen Pereira
Repórter: Daniel Albuquerque
Imagens: cedidas por Revson Santos através do Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário