Translate

domingo, 28 de julho de 2013

"OnTheRedBox" a evangelizar nas ruas do Porto

Rúben Santos
"OnTheRedBox" é um projeto que, como o próprio nome indica, funciona em cima de uma caixa vermelha. No passado dia 27 de Julho, assistimos a uma intervenção na Rua Sta. Catarina na cidade do Porto em frente ao shopping Via Catarina. Para nos explicar melhor o que acontece, falamos com o responsável deste projeto na cidade do Porto, Rúben Santos. 
Este projeto tem como objetivo a evangelização nas ruas. Porquê a cor da caixa ser vermelha? Segundo nos explicou o Rúben, a cor é importante porque chama a atenção das pessoas que passam. Tudo acontece em redor da caixa. Cada interveniente sobe para cima da caixa de onde fala a quem passa. Em cima da caixa cria uma maior projeção de voz e uma maior visibilidade da parte de quem passa. Há um grupo de pessoas que fazem parte do projeto que assiste ao acontecimento e têm na mão alguns folhetos de evangelização. Começa por alguém subir à caixa e chamar a atenção das pessoas que passam fazendo uma breve apresentação do que vai acontecer. Em seguida outro membro sobe à caixa e com a ajuda de uma viola, canta uma musica. Seguidamente sobe outro membro que conta um testemunho rápido de vida onde fala em quê Deus mudou a sua vida. Há também uma pequena pregação onde é mostrado às pessoas a diferença de viver com Deus e viver sem Deus e aí usam um objeto para captar a atenção das pessoas e a pregação é baseada no quotidiano da vida. Por fim há uma abordagem a quem fica e a quem passa com a distribuição dos folhetos e uma pequena conversa onde tiram dúvidas e mostram mais pormenorizadamente o caminho com Deus. Cada intervenção tem a duração de sensivelmente 15 a 20 minutos. O Rúben confidenciou à Alpha Magazine que neste projeto estão sujeitos a tudo: "Estamos sujeitos a insultos, a agressões verbais e até físicas. Mas por amor a Jesus vale a pena correr esses riscos. A nossa vida não é para este mundo, a nossa vida é para servir a Jesus e como disse Jesus «Se me perseguiram a mim também vos perseguirão a vós», então nós já estamos a contar que existirá oposição, mas graças a Deus por isso porque é sinal que estamos a mexer com o outro lado e estamos a trazer vidas para Jesus". 
Rua Sta. Catarina (Porto)

Este projeto surgiu, inicialmente, em Espanha com o Pr. Jacob Bock e a sua esposa Julie em 1985. Há cerca de 3 anos o Pr. João Pedro Carvalho da Assembleia de Deus de Coimbra começou por explorar e conhecer o projeto e, achando-o fantástico, quis implementá-lo em Portugal. Foram a Espanha algumas pessoas para fazerem a certificação e trouxeram o projeto "OnTheRedBox" para Portugal. Há várias equipas espalhadas por quatro cidades do país: Coimbra (onde está o coordenador nacional), Porto, Lisboa e Barcelos. 
O ministério "OnTheRedBox" é interdenominacional, ou seja, não está sujeito a nenhuma igreja e é composto por membros de várias denominações. Segundo o Rúben nos informou, este ministério está disponível para colaborar com qualquer igreja que obedeça aos padrões bíblicos e estão disponíveis para aceitar as solicitações. 
Ao trazer o projeto "OnTheRedBox" teve de haver alguns ajustes devido à diferença de cultura entre espanhóis e portugueses, tais como, em Espanha há cerca de 100 pessoas dedicadas a tempo inteiro ao projeto, 6 dias por semana e 10 horas por dia, têm também constantemente uma equipa na rua, uma equipa de intercessão e uma escola de evangelismo e em Portugal não há condições para fazer igual. Apesar de tudo em Portugal há pelo menos uma vez por semana equipas na rua a evangelizar, há oração e formação de evangelização. Neste momento a equipa é formada 100% por voluntários, todos os membros têm os seus
Rúben Santos
empregos e as suas vidas, ninguém é assalariado pelo projeto. 
O Rúben confidenciou à Alpha Magazine que não é fácil evangelizar nas ruas. "Há sempre um grupo de pessoas que ao ouvirem a história ficam mas quando falamos em Jesus Cristo, há sempre um grupo de pessoas que vira as costas e vai embora. Aliás, Jesus advertiu-nos para esta situação, que isso iria acontecer e que não nos rejeitariam a nós mas rejeitariam a Ele." Mas, felizmente, nem tudo são más noticias porque há pessoas que recebem a palavra e, na abordagem, pessoas reconhecem que são pecadores, algumas até choram. Apesar deste grupo ser bem mais pequeno do que o grupo que rejeita, o Rúben disse-nos que é muito recompensador ver uma vida a ser mudada por reconhecer Jesus como seu salvador e supera as rejeições todas. 
Perguntamos ao Rúben quais os requisitos para quem quiser fazer parte deste projeto e ele explicou-nos que tem de ser alguém crente, nascido de novo, membro de uma igreja evangélica, baptizado, essa pessoa será entrevistada para se saber qual o interesse ao ingressar neste projeto e seguirá para uma formação porque há regras do que se pode dizer e o que não se pode dizer nas ruas às pessoas.   
Em termos de futuro, o Rúben disse-nos que há já algumas equipas a serem formadas em outras cidades do país e o objetivo é criar uma equipa por cidade a fim de alcançar o máximo de pessoas possível. 
Como pode comprovar a equipa da Alpha Magazine, a evangelização de rua é um trabalho difícil e de muita coragem, e o ministério OnTheRedBox é algo admirável por obter coragem e perseverança no trabalho que fazem e principalmente não desistem.     
Para conhecer mais sobre esta equipa e até contactá-los podem procurar no Facebook a página "OnTheRedBox Porto".
Grupo OnTheRedBox Porto (alguns elementos)

Repórter: Hellen Pereira
Fotografia: Daniel Albuquerque

Sem comentários:

Enviar um comentário