Ester Ferreira
Ester Ferreira |
Durante mais anos do que os que consigo lembrar, tive pendurado no meu quarto um quadro com o versículo de Filipenses 4:6. Li este versículo inúmeras vezes sem nunca entender plenamente o seu significado. Hoje gostaria de falar convosco sobre a minha experiência com ele. Sou crente há 21 anos. Cresci na igreja e conheço Deus porque Ele se tornou real para mim. E este versículo transformou a minha vida.
Desde muito nova debati-me com a insegurança. Como mulher, estive sujeita às pressões sociais de manter uma certa imagem, ser um ideal físico, intelectual e emocional muitas vezes inatingível. Tive medo de não ser aceite, medo de não gostarem de mim, medo do fracasso como profissional e como pessoa. Sonhei com estudar Medicina e não entrei à primeira tentativa em Portugal. Parei um ano, no qual duvidei de mim mesma e das capacidades que Deus me deu. Nessa altura orei para virar toda a maldição em bênção e entrei numa das melhores Universidades de Medicina em Espanha. Mas mesmo assim, duvidava das minhas capacidades para conseguir fazer este curso, mesmo depois da vitória que Deus me deu, sofri ainda mais por pensar que numa universidade melhor eu ainda menos conseguiria ser bem-sucedida pelo maior nível de exigência que me seria imposto. Sofri mais com a ansiedade do que com qualquer outra dificuldade na minha vida. Tive noites sem dormir, vómitos, quebras de tensão, crises de ansiedade e chorei mais vezes do que as que gostaria de admitir. A pressão do meu curso nunca foi pouca e perdi muito tempo a tentar controlar as minhas emoções e a insegurança que vem de não acreditar que em todas as coisas Deus suprirá as nossas necessidades. Perdi oportunidades de vitória porque não confiei nas capacidades que Deus me deu. Chumbei em exames para os quais tinha estudado porque a ansiedade me fez duvidar de mim nas respostas que dava, o nervosismo confundia o meu entendimento e as noites sem dormir e o cansaço me sufocaram. O meu medo do fracasso fez-me fracassar. E senti-me cada vez mais desanimada por não conseguir fazer tudo. Jó 3:25-26 "Porque aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. Não tenho repouso, nem sossego, nem descanso; mas vem a perturbação".
Mateus 6:33 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Um dia, no meu desespero antes de um exame, disse para Deus "está nas tuas mãos" e respirei fundo. Lembrei-me que o meu pai sempre disse para orar até ter paz no coração. E orei, entreguei o assunto nas mãos de Deus. Tinha esgotado as minhas forças, o meu entendimento e percebi que sozinha não ia conseguir. Envergonho-me de dizer que em toda a minha vida de crente sempre pensei que fazendo a minha parte, a insegurança não tinha por onde entrar e quando entrava pensei sempre que era pelo meu esforço não ser suficiente que o fracasso tinha lugar na minha vida. E que eu não tinha capacidades. E que com pouco tempo para estudar não tinha tempo para orar antes de um exame. E que não havia nada que Deus pudesse fazer se eu é que não conseguia mais. Não foi difícil confiar quando não havia mais nada que eu pudesse fazer e já dava tudo por perdido. Mas continuei a orar, porque me ia acalmando. O que aconteceu foi extraordinário. Respirei fundo, o meu coração bateu cada vez mais devagar. As minhas mãos pararam de tremer, perdi a vontade de vomitar. Isto nunca tinha acontecido em 5 anos de curso. Quando parei de orar tive paz. Irmãos, esta paz excede mesmo o entendimento! Não havia lógica naquela paz, faria sentido toda a minha ansiedade, mas eu tive paz no coração. Pela primeira vez na minha vida eu confiei em Deus e a paz que eu senti não se pode explicar por palavras. É o meu mais profundo e sincero desejo que todos conheçam uma paz como a que eu senti naquele momento e que não me abandonou até hoje.
Em todas as coisas que me afligiram desde então, lembrei-me dos versículos de Filipenses 4:6-7 e as lágrimas que chorei de ansiedade foram apresentadas diante de Deus junto com todos os fardos que lancei sobre Ele. E agradeço todos os dias a paz que Ele me deu em troca. A minha mente e o meu coração ficaram livres da ansiedade e no seu lugar instalou-se a fé. A fé de que em todas as coisas Ele sempre cuidou de mim. (1 Pedro 5:7 "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"). Não chumbei num único exame desde então. As minhas notas superaram imensamente a minha média anterior. Mas o mais importante para mim foi que nunca mais sofri. A pressão não desapareceu e continuo a ter de estudar. Mas eu sei que tudo posso naquele que me fortalece. O medo é o oposto da fé e eu agora entendo o que isso significa. Mateus 11:28-30 "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." O descanso do qual o apóstolo fala não é usado levianamente. Este descanso é real e o meu fardo é leve.
Irmãos, eu não sei quais são os vossos medos, nem as situações na vossa vida que vos afligem. Mas o meu testemunho é o de que entrego qualquer assunto nas mãos de Deus e clamo a Deus até que a paz venha. E agradeço e louvo o Seu Nome. E ela veio sempre e nunca me abandonou.
Que a paz esteja convosco,
Texto: Ester Ferreira
Fotografia: Cedida por Ester Ferreira
Miguel Carvalho
Miguel Carvalho |
Cansado da vida que levava, o Miguel, começou a procurar ajuda, no entanto procurou no lugar errado. Entre vidência a cartomancia, este jovem procurou tudo mas sem resultado positivo, pelo contrario, passou a ser uma pessoa ainda mais frustrada, ressentida e bastante nervosa. Confidenciou-nos que em casa passava noites a chorar com um vazio enorme no seu interior.
Miguel a testemunhar em publico |
Neste momento o Miguel é um membro do ministério "OnTheRedBox" Porto e dá o seu testemunho de vida em publico nas ruas do Porto.
Reporter: Hellen Pereira
Fotografia: Daniel Albuquerque
Vinicius Souza
Vinicius Souza |
Um dia o temor de Deus tocou no coração do Vinicius pois a semente estava lá. Visto que era conhecedor da palavra de Deus ele sabia que havia coisas que estavam erradas. "Tinha alturas que eu chegava a casa, via a minha família ... eu ficava em casa assim com aquela depressão «Deus o que é que eu estou a fazer? Estou a ir contra os meus princípios.»"
Uma terça-feira cerca das 7h30 da manhã a caminho do trabalho ligou o auto-radio e ouviu uma música cristã. "Quando eu punha a pen drive no meu auto-radio só tocava musica mundana!" exclamou. O Vinicius lembrou-se de uma mensagem que um amigo, filho de um pastor que também estava desviado, lhe enviou no dia anterior. Deus usou esse amigo para falar com o Vinicius e dizer que a vida deles não era no mundo a fazer coisas que desagradam Deus. Deus já estava a incomodar este jovem e o seu amigo, com uma mensagem, de confirmação. Por incrível que pareça a música que estava a tocar no seu radio falava em voltar para os braços do Pai e ele começou a chorar bastante. Desde esse dia a vida deste jovem mudou.
As pessoas da igreja que o Vinicius frequentava levantaram um clamor de oração num monte direccionado a famílias de pastores que estavam desviados. Na sexta-feira seguinte este jovem estava junto com o grupo da igreja a orar no monte. A partir dessa altura, a vida dele começou a mudar acabando por voltar para a igreja.
Mas o diabo descontente com esta mudança tomou de volta o emprego, o carro, muitos dos amigos.
Ainda hoje o Vinicius está a lutar para trazer a vida de muitos desses amigos para Jesus e está a ter sucesso nesse campo.
Hoje o Vinicius é um jovem firme em Deus, prega, toca no louvor da igreja e é um dos responsáveis do "Sara Point" (evento que vamos revelar nas próximas publicações da αlphα magazine).
Reporter: Hellen Ferreira
Redacção e fotografia: Daniel Albuquerque
Realmente o testemunho do Vinicius é marcante.
ResponderEliminarTenho mt orgulho dele e ver o quanto ele tem crescido na igreja :)