Translate

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pastor Josué aborda o tema "Sexo" no culto jovem.

Jovens ICEC
Este sábado, na ICEC (Igreja de Cristo Evangélica Carismática), o Pastor Josué Ferreira realizou um culto de jovens com o tema "Sexo". 
O culto iniciou com um excelente louvor liderado pelo Pastor Josué seguido por um grupo de jovens músicos. Seguidamente um pequeno grupo de rapazes fizeram um jogral bastante interessante. Após algumas atuações de outros jovens, o Pastor Leonel Ferreira (pai do Pastor Josué e fundador da ICEC) orou pela pregação que o filho iria dirigir aos jovens naquela noite. 
O Pastor Josué tinha uma serie de diapositivos em computador que projetou na tela e foi seguindo todos os subtemas que tinha preparado. Começou por falar da máscara e os seus significados. Relativamente ao tema em questão a máscara foi usada como um exemplo de desvinculação (prazer físico emocionalmente desligado), em que a emoção era algo a evitar, o vazio e a ferida interior aumentam, assim como a injustiça. Falou também, relativamente à máscara, na superficialidade em que a qualidade técnica é tudo e a pessoal é nula. Ainda no mesmo seguimento, falou na desumanização ou sexo impessoal em que o interesse pela pessoa, o cuidado, companheirismo e entreajuda são algo que não existe de todo. A vitimização onde o cuidar, o estimar e valorizar a pessoa é trocado pela insegurança, o companheirismo é substituído pela solidão, o vazio toma o lugar da vinculação e da pertença e por fim a banalização toma o lugar da exclusividade. Aqui o Pastor Josué aprofundou mais onde falou um pouco da situação da vitimização onde ficou a pergunta "Podes confiar em alguém que não se compromete com nada / ninguém?", a incerteza e a desconfiança é algo constantemente presente neste aspeto. Falou-nos também que a máscara representa a falsidade, em que a máscara é algo que não é real e no lugar da realidade fica a ilusão. Finalizando, o Pastor Josué resumiu esta primeira parte da seguinte maneira: "Vazio interior a crescer. Ferida interior a aumentar. Sexo técnico e impessoal. Ser
Atuação Jovens ICEC
usado e banalizado. Não ser cuidado ou valorizado. Solidão e ilusão. Base: insegurança, incerteza."
 Todos os temas falados (desvinculação, superficialidade, desumanização, vitimização e falsidade) são, no fundo, a cultura sexual do século XXI. 

Relativamente à injustiça o Pastor Josué dá o exemplo do texto da Bíblia que está em Jó 5:13 "Ele apanha os sábios na sua própria astúcia e o conselho dos perversos se precipita."
Em seguida o Pastor apresentou um diapositivo onde de um lado tinha tudo de bom que um pai pode desejar para o seu filho e do outro lado tudo o que é indesejável, após algum aprofundamento neste diapositivo falou do texto de Provérbios 23:26 "Dá-me, filho, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos." 
Avançando mais um pouco o Pastor colocou uma pergunta pertinente " Quem saberá Cuidar de nós?" e quase como uma resposta citou uma frase de S. Tomás de Aquino "Dentro de toda a alma vivente, há uma ânsia pela felicidade e pelo propósito da vida" e completou com a seguinte frase "Ainda que a interioridade seja anulada e posta ao serviço de uma fachada, as necessidades dela não se anulam nem desaparecem... Quem saberá cuidar de nós?" 
O Pastor Josué aborda, ainda, o tema das incertezas e das mentiras onde destacou situações como enganos, desvios, dúvidas, preocupações descabidas, e respostas imbecis para perguntas patéticas. Todas estas situações foram aprofundadas e, finalizando, o Pastor citou outro texto bíblico em João 8:44 em que Jesus disse: "A verdade não habita do diabo - quando o diabo mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
Pastor Josué Ferreira
Se vós quereis realizar o desejo do diabo, pertenceis-lhes como filhos, porque os filhos manifestam a natureza do seu pai e satisfazem o desejo que lhe é próprio."

Abordou, também, factos não menos importantes como medos sexuais, como o medo de não ser desejado, o medo de ser um fracasso sexual, o medo de ter um desempenho ou um órgão sexual inadequado e uma pergunta importantíssima que é "Sou virgem porque quero?" Com estes medos os jovens hoje em dia encontraram uma serie de "soluções" que são: o baixar da exigência ou como se diz na gíria tudo o que vem à rede é peixe, não espera pela pessoa certa, usar como desculpa para as más atitudes os maus exemplos (todos o fazem) e o erro de pensar que o erro fortalece a pessoa e que é um direito que lhe assiste. 
O Pastor Josué usou um jogo intitulado como "The biggest loser" para exemplificar o medo que os jovens têm hoje em dia de o seu órgão sexual não funcionar.É testada a importância do órgão sexual masculino no prazer feminino sendo o seu resultado 0% em comparação a um jovem paraplégico cujo órgão não funciona devido à sua incapacidade física, mas que, no entanto, tem um casamento feliz e completamente realizado. 
É, ainda, mostrado um diapositivo em que falava que os traços do carácter refletem-se na sexualidade dando bons exemplos de virtudes necessária tais como altruísta que se dedica ao outro e valoriza-o, comunicativo que quer saber como agradar, amigo, leal e saber apreciar o momento acrescentando continuamente valor e prazer ao percurso e não desprezar os pequenos momentos e gestos (Mateus 23.26b "Limpa primeiro o teu interior, para que também o teu exterior seja limpo").
Num momento de boa disposição o Pastor mostrou alguns exemplos de pessoas erradas para a vida dos jovens. Iniciou por mostrar algumas características do 1º candidato: À-vontade na baixeza, descomprometido, superficial, oportunista, irresponsável, interiormente sujo, egocêntrico, narcisista e cínico. Para surpresa de alguns a imagem relativa a estas características foi de um porco e de um ogre. No 2º candidato as características foram: agressividade, voz de comando, indelicadeza, cinismo, egoísmo, impaciência, brutalidade,
Projeção dediapositivo
estupidez, mentalidade de desgastar e forçar e acrescentou que "Em Portugal, em 40% dos lares houve ocorrência de violência doméstica, sobretudo sobre mulheres e, uma em cada 4 mulheres casadas ou em união de facto (25%) foram já sexualmente forçadas pelo seu parceiro de relação)". Desta vez, a imagem que aparece é a do "Hulk" (herói de banda desenhada). Como 3º candidato foi apresentada uma pessoa com "Jugo Desigual", alguém que não deseja a presença ou a vontade de Deus e está envolvida com bruxaria ou idolatria. O Pastor alerta neste caso que Deus tinha um aviso feito em Génesis 2:24 "Deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne." ao que completou dizendo que o homem e a mulher são complementares a nível do ser e o ser humano é formado por uma soma de duas partes. O Pastor salientou que Deus também avisou sobre a união metafísica em I Coríntios 6:16 "Não sabeis também que o que se une com uma prostituta se torna um só corpo com ela? Ambos são uma só carne." e em Génesis 2:18 "Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idónea para ele." e o Pastor complementou com a explicação de que Deus só começa a participar na união entre duas pessoas com o matrimónio e aí a sexualidade ao nível da procriação seria legitimo. Finalizou com o texto de Provérbios 4:23 "Acima de tudo o que deves guardar, guarda o teu coração, porque dele precedem as fontes de vida." Explicou o que significa esta passagem bíblica e falou também acerca do acesso à intimidade, dando o exemplo do seu testemunho pessoal (estará disponível na próxima semana em Testemunhos na Alpha Magazine).

No final, após uma dança protagonizada por duas jovens, ao som de uma estreia de uma música da autoria de David Ferreira (irmão do Pastor Josué) e interpretada pelo mesmo intitulada "Encontro a Ti", o Pastor Leonel fez o apelo aos jovens que se queriam guardar em Cristo para que se sentassem ou ajoelhassem na frente perante a oração da igreja.
Após o fim do culto a Alpha Magazine perguntou a alguns jovens e pais, qual a importância da abordagem deste tema nas igrejas para os jovens, ao qual tivemos respostas do género: "É muito bom falar deste tema para ficarmos esclarecidos." (Jovem com 14 anos), "É muito
Atuação Jovens ICEC
bom porque aprendemos algo novo, mesmo nós que já temos uma certa idade."
(Avó de uma jovem presente), "É muito bom abordar este tema, porque aquelas pessoas que não estão mesmo firmes na presença de Deus e envolvidos da igreja são facilmente envolvidos com o mundo e o mundo é muito atrativo para os jovens crentes." (Jovem com cerca de 24 anos), "É muito importante vermos os nossos filhos aprenderem sobre este tema na igreja. O facto de os nossos filhos serem alertados de certos problemas que surgem na vida que por muitas vezes escondem de nós pais. É também muito importante que os filhos vejam os pais como amigos e se abram connosco porque nós, muitas vezes melhor que ninguém, podemos ajudá-los." (Pai de uma jovem presente no culto), "É muito bom não cometer erros aprendendo com os outros de que comete-los é devastador pois passarmos por uma situação na qual já erramos e isso é irreversível." (Jovem com 23 anos).



Repórter e Fotografia: Daniel Albuquerque

Sem comentários:

Enviar um comentário