Translate

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Grupo Gospel Exaltation



Exaltation Crew
Portugal foi presenteado com a presença dos Exaltation Crew, um grupo de gospel sul africano. Inicialmente conhecido como o Coro Júnior de Edinton, era constituído por pessoas entre os 9 anos e a idade da adolescência. Este projecto teve inicio no final da década de 70 por Arthur Brown. Pamela Claasen, membro do grupo entrevistada pela alpha magazine, entrou no grupo em 1982. Na época o grupo era um programa extra-curricular ainda dirigido por Arthur Brown. As crianças e os adolescentes frequentavam o grupo dia sim dia não depois das aulas para praticar para concertos.
A Pamela testemunhou que quando chegou ao grupo, vinha de uma igreja tradicional anglicana. No inicio não entendia bem que grupo era aquele e que adoração era aquela. Com o passar do tempo, Pamela começou a aprender como adorar como uma criança. Pamela aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador. Teve um encontro pessoal com o Espírito Santo enquanto cantava "A Deus seja a glória", de Andraé Crouch, com 14 anos de idade num concerto e numa certa altura da música sentiu que o Espírito Santo derramou sobre ela de uma maneira sobrenatural.
O grupo continuou e após alguns anos o Arthur Brown deixou o grupo e formou-se uma nova liderança. A
constituição do grupo não era consistente e havia membros que após 5, 7 anos de permanência saíram do grupo e entravam também novos membros. Segundo a Pamela, todos os membros que passaram pelo grupo Exaltation hoje em dia são líderes de louvor nas suas igrejas. Pamela considera o grupo como uma instituição onde as pessoas aprendem como louvar, adorar e levar a palavra de Deus a outras pessoas.
O grupo Exaltation passou por 31 anos de dificuldades até que conseguiram gravar o 1º CD no ano passado e, no mesmo ano, Deus providenciou tudo para que fosse produzido também o DVD ao vivo. Neste momento o DVD dos Exaltation Crew é emitido pela rede de televisão do seu país e, também, as músicas do CD são tocadas nas rádios nacionais, diariamente. O grupo foi alvo de tentativas de desmoralização da parte de outras pessoas que perguntavam o porquê de continuarem, visto que ainda nem tinham CD nem DVD, mas na opinião de Pamela, nunca teve nada a ver com o CD ou o DVD, mas sim com o chamado que tiveram desde idade tenra e a maneira como ministram através da música, considerando-se um ministério de evangelismo e de alcance.
David Claasen, também ele membro do grupo, revelou à alpha magazine que juntou-se ao grupo em 1983 e a sua história muito similar à de Pamela. Segundo ele foi tudo muito difícil, mas agora é mais fácil, porque Deus olha para os motivos como algo muito importante. Disse-nos David: "Nós não podemos mentir a Deus. Por isso encontramos pessoas e vai demorar anos até eles estarem à volta da montanha, porque Deus diz que conhece o nosso coração, não podemos esconder nada dele. Por isso Deus quer um vaso limpo, agora que estamos crescidos e focados e sabemos para onde vamos, podemos ver que Deus está a libertar o nosso destino. O nosso destino é sair para todo o mundo e pregar o evangelho. Agora que compreendemos isso, e o nosso motivo está ligado a isso, Deus está a libertar e a abrir portas para alcançarmos isso." 
Pamela e David Claasen
Segundo Pamela, foram 30 anos de preparação, o tempo de Deus não é o nosso tempo e Ele, durante todo aquele tempo, estava a preparar e capacitar para o tempo que chegou. Este grupo ministra em excelência sem compromisso e foi algo conseguido com o tempo. Tudo isto, a transformação, a abertura de entendimento, o desejo de adorar a um alto nível, inspira todo este grupo a continuar com mais vontade e mais força.
David contou-nos que há umas semanas atrás o grupo esteve a ministrar com excelência e à 1h da manhã logo após essa ministração uma pessoa colocou um comentário no Facebook a dizer que queria suicidar-se mas que enquanto o grupo estava a ministrar foi tocada por Deus e naquele lugar tomou uma decisão que salvou a sua vida.
Este grupo tem um projecto chamado "Projecto Júnior Exaltation" que inclui crianças dos 4 até aos 15 anos de idade. Este projecto tem neste momento cerca e 45 membros. Segundo nos contou Pamela as crianças são muito inconstantes, aparecem umas semanas e faltam outras, não há assiduidade. Estas crianças aprendem a adorar assim como a Pamela aprendeu. Não são todos de lares cristãos, alguns são de uma comunidade local chamada de "El Dorado Poke". Este projecto abrange todos os grupos da sociedade desde os mais pobres até aos mais favorecidos, mas, como nos contou Pamela, todos sem excepção aparecem bem lavados, penteados e bonitos porque para eles este projecto é algo muito especial. Disse-nos Pamela: "Nós trazemos o amor e Cristo ao nível deles, ao nível que eles compreendem, não os forçamos, consideramos que eles vêm de lares não cristãos."
Segundo nos explicou a Pamela, as crianças não testemunham muito sobre as mudanças nas suas vidas, mas as mudanças estão à vista. Crianças tímidas entram, isolam-se, depois ouvem, fazem amigos, juntam-se, interagem e a mudança começa a saltar à vista com um sorriso e riso. Esse é o testemunho que as crianças dão. Quando há concertos, as crianças convidam os seus pais e assim através das crianças os pais são alcançados, que orgulhosos com os filhos começam a convidar o resto da família.
Há também o grupo de adultos constituído por cerca de 60 vocalistas e 5 músicos.
No mesmo ano em que os Exaltation lançaram o CD e o DVD, Deus abençoou-os com um estúdio próprio.  Este estúdio tem servido para ajudar outros jovens que têm o desejo de fazer música para Deus. Está programado o lançamento de 2 CDs para muito breve.
Este ministério é independente e inter-denominacional. Há 16 membros, 14 são de igrejas diferentes, por exemplo. Quando este grupo se junta para adorar, torna-se um e é uma ferramenta muito poderosa para a comunidade. Juntar as igrejas é um objectivo. Segundo Pamela, numa situação normal, as igrejas não se juntam, mas com um concerto do ministério de música Exaltation, enchem-se auditórios por termos o apoio de todas as igrejas e isso foi alcançado ao longo de 30 anos.
Relativamente a evangelizar um país conhecido por ter muita ligação com ocultismo a Pamela explica-no que, na África do Sul falam-se 11 línguas diferentes e todos estes grupo étnicos têm crenças diferentes. O tradicional do núcleo dos grupos africanos não é idolatria mas sim os ancestrais. Não há uma adoração aos antepassados mas há um sacrifício todos os anos, matar um boi ou um touro para fazer uma festa em honra dos antepassados, essa é a forma antiga. Neste momento muitos negros encontraram Cristo, não de uma forma tradicional, evangélica ou carismática de adorar, mas são cristão fundados na Palavra de Deus. Mesmo com todo o tradicionalismo presente, entre os mais velhos, as crianças estão a sair muito rapidamente disso.
Segundo David, o grupo ficou um pouco chocado quando chegou a Portugal e encontrou igrejas, consideradas grande, com cerca de 200 pessoas, quando na África do Sul uma igreja pequena tem cerca de 800 pessoas e uma igreja grande ronda as 2000 a 5000 pessoas. Há igrejas com cerca de 5000 pessoas que ao domingo fazem 3 cultos e está a crescer muito. Pamela disse-nos que há muita fome de Cristo no seu país.
Há uma visão documentada pelo David que é trabalhar no ministério Exaltation a tempo inteiro. Alcançar escolas, universidade, etc. Começando pelo seu país e saindo para o mundo.
Disse-nos Pamela que do nada, Deus deu tudo. O estúdio que Deus deu está equipado com alta tecnologia, desde microfones para cada cantor, instrumentos, etc. Agora o pedido a Deus é de um enorme camião totalmente equipado para poderem fazer concertos ao vivo.
Pamela explicou à alpha magazine que a vinda a Portugal foi um presente de Deus. Ellen, foi um membro dos Exaltation há 20 anos, ela viu a página de Facebook onde os Exaltation publicam cada concerto, cada ensaio, e convidou-os. Segundo Pamela "A colheita está tão abundante, mas os obreiros são poucos.
Actuação na ICEC
Há obreiros mas precisam de ser motivados, encorajados e rejuvenescidos. Estamos cá há 5 dias e em cada culto que estivemos presentes o Espírito Santo foi tão fiel e dessa forma não é sobre nós, podemos cantar, sim, mas não podemos fazer a obra. Nós aparecemos como vasos para sermos usados por Deus e o Espírito Santo tem sido fenomenal. O mover tem sido fantástico. Sabem quando as pessoas entram e, no final do culto, podemos, verdadeiramente, ver que o Espírito Santo trouxe uma mudança para elas. Estamos em Portugal e sabemos que vamos voltar. Fomos chamados para fazer isto há muitos anos atrás enquanto crianças, a profecia saiu este grupo iria viajar por este mundo fora e passados 30 anos aqui estamos preparados por Deus."

O David testemunhou que um homem depois de uma ministração já aqui em Portugal, dirigiu-se a ele a chorar e disse que queria pedir perdão porque enquanto europeus, olhamos para baixo para África sempre com fome e com necessidade, estamos aqui na Europa, temos tudo e agora, as pessoas sentem-se tão em baixo devido à crise financeira e este grupo vem de África para motivar os europeus e dizer que há esperança em Deus. Deus trabalhou no coração deste homem.
A Pamela acredita que Deus deu um som característico ao ministério Exaltation desde o inicio. Esse som não mudou apesar de tantas mudanças no grupo. O grupo já foi reduzido a 4 membros em que a Pamela e o David foram 2 desses 4 membros, entraram e saíram muitos membros mas o som é sempre o som que Deus deu um dia.
Apesar de serem excelentes cantores todos eles têm um trabalho para além do ministério, a Pamela, por exemplo, é contabilista. Como já tinha sido dito pelo David é um sonho para cada membro dedicarem-se ao grupo a tempo inteiro. O ministério já cantou com grandes artistas como Bispo TD Jakes na sua grande festa, Adraé Crauch, Clark Sisters, etc.
Ao longo desta semana, a alpha magazine estará a acompanhar este grupo nos seus eventos aqui em Portugal, publicando assim, na próxima semana, a sua tournée pelo Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário