Translate

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Josué Ferreira, o Pastor de Louvor

Pastor Josué Ferreira
Josué Ferreira, Pastor de louvor, tem 31 anos, é o líder do ministério ICEC Música da ICEC (Igreja de Cristo Evangélica Carismática) e filho dos pastores fundadores (Pastores Leonel e Christa Ferreira). 
Esta semana quisemos conhecer todo o percurso deste Pastor desde que iniciou o seu percurso na música até aos dias de hoje, como Pastor e Líder.
Segundo nos contou, os pais já eram músicos profissionais quando ele nasceu e desde pequeno que os ouve, o pai violinista e a mãe cantora de ópera e líder do coro, na altura, coro da Igreja Kárisma. A tia, Maria Elvira Ferreira, cantora de ópera, também foi uma inspiração. 
Desde os 2 anos de idade, o Pastor Josué acompanhava os pais a concertos de ópera, alguns cantados pela tia, e a concertos de música clássica. Num desses concertos, já com os seus 6 ou 7 anos de idade, ele viu um músico a tocar violoncelo e daí nasceu o desejo de aprender a tocar aquele instrumento. Começou a aprender aos 8 anos de idade, com aulas no Colégio Alemão no Porto numa classe composta por mais dois colegas da escola e um professor de alemão que também era aluno nessa classe. Passado algum tempo mudou de professor. O Pastor Josué ainda não tinha iniciado a sua formação no conservatório de música devido à sua idade. 
Com 13 anos de idade ele entrou para o conservatório para continuar a aprender a tocar o violoncelo. Vemos então que o seu percurso musical iniciou em idade bastante tenra e com um instrumento de cordas usado na sua maioria em orquestras.
No conservatório teve de iniciar aulas de piano que seriam de apoio para o violoncelo. O Pastor, na altura, não entendia o interesse das aulas de piano mas ,atualmente, compreende que o piano é indispensável para os trabalhos musicais que ele realiza. Inicialmente a formação de piano era bastante formal mas com o tempo começou a transformar-se em algo muito pessoal. Antes de tocar piano na igreja, começou a ter experiências bastante pessoais com o piano. O piano passou a ser uma forma de expressão e de inicio de adoração a Deus e, quando as pessoas ouviam-no a tocar viram que havia algo profundo, convidaram-no para começar a tocar na igreja. Nessa altura o Pastor já era um adorador. A experiência do piano levou a que Deus, pessoalmente, formasse este Pastor para ser um verdadeiro adorador. 
No inicio, quando começou a tocar na igreja, ainda não conseguia tocar e cantar ao mesmo tempo mas Deus deu-lhe uma lição. Apesar de ver normalmente pianistas a cantar e tocar ao mesmo tempo, para ele era inconcebível. Enquanto o Pastor Josué via o músico Elton John a tocar e a cantar ao mesmo tempo, Deus falou com ele e disse: "Tu achas que esta pessoa consegue e tu que és meu filho não consegues?" Isto impactou-o e levou-o a esforçar-se e a treinar para poder tocar e cantar ao mesmo tempo. Esta é a forma que o Pastor usa para mostrar a alguns músicos, como o seu irmão David Ferreira enquanto pianista e o João Rodrigues "Seagull" enquanto baterista, que é possível tocar um instrumento e cantar ao mesmo tempo e hoje em dia os dois já o fazem.
Quisemos que o Pastor Josué nos contasse como foi a formação de adorador que Deus lhe deu pessoalmente.
O Pastor contou-nos que foi levado pelos pais a retiros e em particular o retiro em Alenquer com o Pastor Rúben Melo da Igreja Kairos que era líder de jovens, onde foi muito impactado. O grupo de louvor que estava a tocar na altura mostrava uma intimidade com Deus como o Pastor Josué nunca tinha visto. Nessa atuação do grupo de louvor, segundo nos relata o Pastor, havia momentos de muita liberdade onde os elementos saltavam até na adoração. Estamos habituados a ver as pessoas a saltar durante o louvor mas, o Pastor conta-nos que foi muito impactado com a forma de como os membros saltavam na presença de Deus até na adoração suave. Nesse retiro a Sharon Reimer, filha do Pastor Jim Reimer, falou com ele respondendo-lhe ao que ele havia perguntado a Deus sobre o porquê de se sentir longe Dele. Ela disse-lhe: "Josué, Deus está muito triste contigo. Queres saber porque te sentes tão longe Dele? Há algo na tua vida que tu tens de largar." O Josué nem queria acreditar no que lhe estava a acontecer. Ao mesmo tempo que a Sharon lhe estava a dizer aquilo, ele sentia o Espírito Santo a dizer-lhe a mesma coisa. O Pastor Josué citou uma expressão popular entre os jovens que é "Enquanto não chega a pessoa para a tua vida, diverte-te com a errada" mas ele tem uma versão própria que é "Enquanto não chega a pessoa certa para a tua vida, tu tornas-te a pessoa errada" e foi isso que ele sentiu. Desde então a busca, a oração diária e o pedido de perdão pelos pecados foi uma constante para conseguir alcançar a proximidade, aquele nível de adoração a Deus começando a refletir isso no piano. 
Foi desde que começou a tocar piano que o Pastor descobriu que, desde os 3 anos, tem um dom de Deus que é ouvido absoluto para a música.
O Pastor Josué Ferreira relatou-nos sobre a sua ascenção a Pastor de Louvor. Foi ungido
Pastor Josué durante ministração
Pastor de Louvor há cerca de 4 anos na última conferência que a ICEC fez com o Pastor João Carlos Marques no cinema VilaGaia. Foi o próprio Pastor João Carlos Marques que ungiu o Josué e também
 o mesmo que ungiu o pai Pastor Leonel Ferreira há alguns anos. Quando o Josué, durante a unção, ouviu o nome Pastor de Louvor, questionou-se o que seria. "Vou andar a pastorear notas de música?" (riu-se). Foi então que se lembrou de David que era pastor e era adorador. Pastor de Louvor é alguém que elogia Deus não apenas com palavras, como um pregador, mas com música. Um Pastor de Louvor leva ação de graças, profecia, louvor, adoração, etc. com música. 
Segundo nos explicou o Pastor, um levita é alguém que tem de ter sensibilidade e além de um excelente músico deve ser adorador, como uma conjugação das duas coisas. É muito difícil com música trazer adoração e, segundo o Josué, só alguém com chamado pode fazer tal coisa. 
Na sua opinião o ministério de louvor é o ministério mais difícil e exigente no ponto de vista de todas as ferramentas que é preciso saber usar, toda a competência e conhecimento que é necessário e levar tudo ao mesmo tempo necessita limar muitas arestas na vida, muitas vezes sofrer, ter experiência com Deus, ter vitória com Deus na dificuldade, para se saber expressar tudo na música levando adoração a Deus. Há uma exigência avassaladora sobre os ministros de louvor, segundo o Pastor Josué. Além disso um ministro tem de saber falar, levar palavra de Deus, dar formação a outros, ter competências organizativas para escalar e formar equipas, ajudar outras igrejas do ministério, ter sabedoria para selecionar pessoas e formá-las. No ponto de vista espiritual, a exigência também é muito grande, muitas vezes o sofrimento é muito grande e há quem não valorize um ministro por pensar que um ministro de louvor é apenas um músico e que é fácil. "Sem fé é impossível agradar a Deus porque quem não tem fé não valoriza a Deus [...] Se não Lhe concede essa justiça, se não dá a Deus o devido valor, não pode agradar ao Deus de Justiça." disse.
O Pastor Josué fez questão de deixar uma mensagem a outros líderes de louvor "Deus faz-nos passar pelas coisas e é necessário. Não devemos desesperar. Deus muitas vezes vai capacitar-nos, vai ser complicado lutarmos contra nós próprios para adquirir as coisas, mas vai haver momentos em que Ele se vai revelar como Aquele que sem o qual nada podemos fazer. Deus vai fazer milagres. Deus vai trazer outras pessoas também que nos vão complementar e temos de pedir sabedoria a Deus para saber administrar isso tudo porque não é fácil. Enquanto não chegamos aos alvos todos que Deus quer para a nossa vida, a vida decorre, não está suspensa e precisamos de Deus para todo o caminho. É necessário, por isso, que nós possamos sempre trazer uma adoração sincera, sempre. A nossa vida, o nosso louvor, a nossa ação de graças não podem ficar suspensas enquanto nós não atingirmos um determinado alvo que queremos na nossa vida. É precisamente porque Deus está ao longo de todo o caminho, que nós vamos chegar ao destino desse caminho. Esse destino, desse caminho, é precisamente tudo aquilo que Deus quer que nós alcancemos porque é isso que está à nossa espera. É isso que vamos alcançar se nos mantivermos fiéis. O trabalho das pessoas à nossa volta também é ajudar-nos nessa fidelidade."
Apesar do Pastor Josué dirigir todo o departamento ICEC Música, lidera presencialmente apenas em Gaia e em Espinho. 
Revelou-nos que por várias vezes lhe foi profetizado que tem um ministério apostólico, que Deus lhe quer conceder muitas igrejas. Quando lhe foi revelada essa profecia, o Pastor Josué questionou Deus de como iria ser possível, se liderar presencialmente duas igrejas já é extremamente difícil, como seria possível liderar muitas mais. Foi então que nasceu o projecto de liderança à distância. Deus mostrou ao Pastor como formar, organizar, fazer chegar material, etc. Neste momento é o projeto atual que Deus colocou no seu coração e que está em processo de iniciação.
A nível futuro, o Pastor Josué tem projetos de organização de eventos evangelisticos extra-igreja mas sempre com o intuito de não desfalcar a igreja. O objetivo é expandir e alargar o poder de alcance do evangelho. Apesar de liderar à distância, terá líderes que possam tomar conta do ministério e possam libertar o Pastor Josué para poder executar todo este exigente projeto. O Pastor deu como exemplo Alexandre Magno, conquistador grego, que saiu da Grécia com o exército e que achou que para defender a Grécia tinha de atacar o seu maior inimigo o Rei da Pérsia. Pelo caminho foi derrotando inimigos até chegar à Pérsia. O objetivo era o enfraquecimento do inimigo conquistando terreno. Por fim não conquistou nada porque não deixou para trás administração. Quando quis voltar atrás para a Grécia era tão perigoso voltar para trás que acabou por perder grande parte do exército que levou consigo. É o que acontece quando avançamos sem deixar as bases edificadas e sem administração. A ideia é sempre conquistar para a frente sem nunca perder o que deixou para trás.
E assim o Pastor Josué Ferreira deu-nos a conhecer como começou, como está o seu ministério e deixa-nos muitos exemplos e conselhos úteis para ministros de louvor.
A sede ICEC situa-se na Rua de Jau ao lado na Estação da CP de General Torres em Vila Nova de Gaia. 

Repórter e fotógrafo: Daniel Albuquerque


Sem comentários:

Enviar um comentário